quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SOMOS PROACTIVOS, SIM!

Já há longa data que não nos encontravamos!
Resolvemos voltar! Todavia, não sabemos se pontual ou esporádicamente!
Mas temos uma certeza!
Sempre fomos e seremos ....P R O A C T I V O S !





PROACTIVIDADE


DESCUBRA A COMPETÊNCIA MAIS DESEJADA.

Um termo cada vez mais na moda e uma competência sempre muito valorizada nos processos de selecção, são poucos os que não referem a proactividade como uma das suas principais características profissionais.

Mas como saber se é, de facto, uma pessoa proactiva?
Damos-lhe alguns dos conceitos principais, para que possa confirmar se a proactividade é mesmo uma das suas competências chave.

# A pessoa proactiva é aquela que consegue, com facilidade e rapidez, encontrar diversas soluções para um problema. Se um caminho não resulta, rapidamente tem um caminho alternativo para atingir o resultado pretendido.

# Igualmente, os "proactivos" lidam melhor com um fracasso ou derrota e recuperam facilmente de uma adversidade ou contratempo.

# Ao contrário dos teóricos e visionários, o proactivo é aquele que executa. Perante uma situação tem sempre uma resposta imediata e passa a acção sem ficar à espera que os problemas se resolvam por si.

# O profissional proactivo está constantemente à procura de aprendizagem. Assim, observa os que o rodeiam e aproveita as experiências alheias para complementar os seus próprios conhecimentos.

# Pela sua facilidade de integração e adaptação, as pessoas proactivas têm maior facilidade em estabelecer relações interpessoais.

# Confiança e auto-estima, são outras das características directamente relacionadas com a proactividade. Normalmente, estes profissionais são pessoas que acreditam fortemente nas suas capacidades.

# Durante uma entrevista, o profissional proactivo destaca-se entre os outros pelo tipo de questões que coloca e pela pertinência das suas observações.


Aspecto singular:
# Apesar de ser sempre um contributo valioso para uma empresa, o profissional proactivo tende a desmotivar-se facilmente se as suas funções forem rotineiras e sem liberdade de actuação e desafios.

Para desenvolver a sua proactividade:
# Seja optimista e aceite as coisas como são. Pensamentos negativos não dão
acções produtivas.
# Improvise. Procure encontrar soluções adequadas, mesmo que não disponha de todos os meios necessários para tal.
# Acredite no poder dos seus actos para alterar ou influenciar o rumo dos acontecimentos.
# Procure sempre complementar os seus conhecimentos. Sabendo mais, será mais autoconfiante e, consequentemente, mais proactivo.


In - http://emprego.sapo.pt/guia-carreira/artigo/151/proactividade.htm



NOTA PESSOAL DESTE BLOG:

«Sempre que um psicólogo, numa entrevista para um trabalho lhe perguntar:

Imagine que você tem um problema, mas que de momento, pensou, pensou e não encontra a solução! O que faz?
Resposta: proactividade, interactividade com outros colegas.
Nunca responda que vai tentar resolver o problema sozinho.
Mesmo que envolva sigilo profissional; responda que há muitas formas de abordar o problema junto dos colegas, sem violar o sigilo :)




Sem comentários:

Enviar um comentário