terça-feira, 2 de março de 2010



Cientistas da NASA defendem que o eixo da Terra foi desviado pelo sismo do Chile



Terramoto do Chile encurtou a duração dos dias terrestres

Segundo um cientista da NASA, o gigantesco sismo que atingiu o Chile pode ter alterado a rotação terrestre, e consequentemente encurtado a duração dos dias no nosso planeta. Clique para visitar o dossiê Sismo no Chile

Cientistas da NASA defendem que o eixo da Terra foi desviado pelo sismo do Chile

O terramoto de 8.8 na escala de Richter que atingiu o Chile no sábado - o sétimo maior terramoto de que há registo - terá encurtado os dias terrestres em 1,26 milionésimos de segundo, segundo o cientista Richard Gross do Jet Propulsion Laboratory (laboratório de propulsão a jacto) da NASA em Pasadena, na Califórnia.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ SISMO NO CHILE

Mas, para os oficiais da NASA, mais impressionante é o facto de "o quanto o terramoto alterou o eixo da Terra". Um eixo de rotação é uma linha, que pode ou não ser imaginária, em volta da qual se realiza o movimento de um corpo. Assim sendo, o eixo da terra é a linha em torno da qual a Terra roda sobre si própria.

O modelo informático utilizado por Gross e os seus colegas para averiguar os efeitos do terramoto no Chile detectou que esse mesmo sismo deverá ter movido o eixo da Terra em 3 polegadas (cerca de 8 cms). Na realidade, estas mudanças são muito pequenas para serem identificadas sem recurso a meios informáticos, razão pela qual os cientistas dizem que "deverá" ter movido o eixo da Terra.

Localização do Chile potenciou efeito

Este não foi o primeiro terramoto registado a ter este tipo de efeitos. O terramoto de 9,1 em Sumatra (datado de 2004) é um dos casos mais emblemáticos, tendo encurtado os dias em 6,8 milionésimos de segundo e movido o eixo terrestre 2,76 polegadas (cerca de 7 centímetros).

Apesar de o sismo do Chile ser menor na escala de Richter do que o de Sumatra, teve maiores efeitos no eixo terrestre devido à sua localização. A falha geológica responsável pelo sismo do Chile mergulha na Terra num ângulo mais agudo do que a responsável pelo terramoto de Sumatra e, segundo Richard Gross, "isto faz com que a falha do Chile seja mais eficaz a mover a massa da Terra verticalmente e seja, como tal, mais eficaz a desviar o eixo da Terra".

Um dia terrestre tem cerca de 24 horas. Durante o ano existem variações na duração do dia que normalmente não ultrapassam uma milionésima de segundo. Durante o Inverno, a Terra gira mais lentamente e os dias aumentam, enquanto que durante o Verão são encurtados.

in Semanário EXPRESSO  - http://clix.expresso.pt/terramoto-do-chile-encurtou-a-duracao-dos-dias-terrestres=f568564

Sem comentários:

Enviar um comentário