quarta-feira, 10 de março de 2010

COMPORTAMENTO













Afinal DVD educativos não estimulam a fala



A explosão lexical - altura em que os bebés começam a emitir os primeiros sons perceptíveis - não ocorre mais cedo devido à estimulação através de DVDs educativos, revela um estudo da Universidade da Califórnia.

Não é pela televisão que os bebés apanham as palavras mais cedo. Antes pelo contrário: perdem o comboio do vocabulário, segundo um estudo recente da Universidade da Califórnia.

Os bebés com menos de dois anos, por mais DVDs educativos que consumam, não irão dizer "Papá" ou "Mamã" mais cedo.

É o que conclui um estudo norte-americano experimentado com cerca de oitenta e oito crianças de um a dois anos de idade, publicado no Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.

O DVD utilizado para o estudo levado a cabo pela Universidade da Califórnia foi um produto da Disney chamado Baby Einstein.

Durante mês e meio, a equipa dividiu os bebés em dois grupos: um deles observava várias vezes por semana o DVD, o outro ficou de castigo e privado de ver o Baby Einstein.

Os investigadores conseguiram desta forma avaliar as assimetrias linguísticas, baseando-se na quantidade de palavras conhecida pelas crianças.

No final do estudo determinou-se que os bebés que viram o DVD não mostraram maior conhecimento do que os aqueles que não o fizeram.

Os pais das crianças usadas na amostra tiveram importante papel neste estudo. Foram-lhes pedidos pormenores: quantas vezes por dia exibiam o DVD, a que horas...


Pormenores esses que se revelaram decisivos. Os bebés sobre-estimulados com o Baby Einstein perderam não só horas de sono como vocabulário.


A Disney entretanto reagiu como pôde a este estudo: "o Baby Einstein não pretende ser um produto educacional". O site oficial do produto - www.babyeinstein.com/home/ - dá razão à companhia de Rich Ross: no vídeo promocional os bebés parecem felizes. Dançam. Sorriem. Mas palavras... essas levou-as o DVD.





Mantenha a televisão fora do alcance das crianças.


"Os pais que estimulam os bebés a ver televisão horas a fio fazem-no porque querem que eles falem à força. Pode dar-se outro caso ainda pior: pura distracção, a televisão passar a assumir o papel de uma babysitter, apenas para ocupar o bebé, descansando os seus pais", afirma a Dra. Rebekha Richert, pediatra que sugeriu e conduziu a investigação.


"Há muitos bebés que vêem esses vídeos. Os pais devem interagir cada vez mais com eles", adverte.


A Dra. Richert conclui que os bebés com menos de dois anos devem manter-se afastados da caixa dos sonhos.


Estudo aponta soluções, mas não resolve o problema


O estudo não chega a uma conclusão definitiva sobre a relação directa entre os conteúdos televisivos e o estímulo do campo lexical.


Alguns cientistas alertam para o facto de o heavy viewing de televisão por parte dos bebés poder desencadear atrasos cognitivos ou menor capacidade de interacção social.

in http://clix.expresso.pt/afinal-dvd-educativos-nao-estimulam-a-fala=f569290

Sem comentários:

Enviar um comentário