quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O planeta começa a dar sinais...mas o Homem insiste em não querer mudar...






Panorama desolador nas ruas do Haiti



O caos em Port-au-Prince é geral. Milhares de pessoas estão nas ruas, os cadávares amontoam-se, não há electricidade nem telefone e o número oficial de vítimas é desconhecido, mas o primeiro-ministro haitiano admite a possibilidade de haver cem mil mortos.

Milhares de pessoas acordaram hoje nas ruas de Port-au-Prince, onde passaram a noite após o violento sismo que na terça-feira abalou o Haiti e onde o panorama é desolador, disseram media locais. O primeiro-ministro do Haiti, citado pela CNN, estima que haja "bem mais de cem mil mortos".


Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ SISMO NO HAITI

"A noite de 12 para 13 de Janeiro foi sem dúvida a noite mais longa para os haitianos afectados por um terrível terramoto que deixou uma enorme quantidade de vítimas e importantes prejuízos", assinala hoje o portal Haiti Press Network.
A emissora Radio Metropole indica na sua página na Internet que, enquanto a ajuda internacional se começa a organizar, "os haitianos amontoam os cadáveres nas ruas devastadas da capital e outros procuram sobreviventes e mortos nas ruínas".


Cenário dantesco


Estima-se que o número de feridos ascenda aos milhares

Ivanoh Demers/AP

"O caos reina nas ruas de Port-au-Prince, onde várias dezenas de milhares de pessoas estão nas ruas, incluindo feridos graves que precisam de ajuda médica", adianta a Radio Metropole.




A maior parte da cidade não tem electricidade e é muito difícil estabelecer ligações telefónicas, enquanto a Internet não funciona ou funciona muito mal, acrescenta.
Alguns dos portais informativos haitianos começaram hoje a actualizar as informações que, na maior parte dos casos, ficaram congeladas no momento do terramoto devido ao colapso das telecomunicações.
Segundo a Haiti Press Network, milhares de pessoas "dormiram" nas ruas de Port-au-Prince, que "serviram de refúgio aos habitantes da capital que fugiram das suas casas em ruínas", após o sismo de 7,0 graus na escala de Richter registado às 21:53 TMG (mesma hora em Lisboa) de terça-feira.

Edifício da ONU ruiu

Tanto a Haiti Press Network como a página digital da Radio Metropole descrevem o panorama na capital do Haiti como desolador ou dantesco, com "cadáveres abandonados nas ruas" e "destruição enorme e indescritível" dos edifícios.



Confirmam que o edifício da ONU caiu com o sismo e mencionam danos importantes na catedral, Palácio Presidencial, Ministérios das Finanças, Obras Públicas e Comunicações, embaixada de França, numerosas escolas, no hospital de Peitonville, um subúrbio da capital, assim como nos hotéis Christopher, Montana e Karibé.
O aeroporto de Port-au-Prince já está a funcionar, mas a torre de controlo ficou muito danificada.
Nenhum dos meios de comunicação dá números precisos de vítimas e também não existem dados oficiais, sendo o adjectivo mais utilizado o de "numerosas"




Nota Pessoal:

O planeta começa a dar sinais...sistemáticos e óbvios sinais de que o Homem caminha para o mais errado dos comportamentos...mas persiste em não adoptar comportamentos ambientalmente correctos...


A cimeira ambientalista de Copenhaga, decorreu sensivelmente há pouco menos de um mês, com resultados egoístas e de nível zero...merecendo um comentário de desalento do nosso Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva.
Cada País tem o seu precioso umbigo.
Cada Família persiste em não olhar para o lado…prejudicando o futuro dos seus próprios filhos…inacreditavelmente.
É verdade que este sismo ocorreu num país que vive na mais absoluta miséria, com o orçamento de 2,00 euros por dia.
Mas, a este propósito, coloco a questão: para onde vão as verbas monetárias que o turismo arrecada com as inúmeras viagens turísticas??? Sabe-se que o Orçamento daquele país paradisíaco vive do turismo! O que fazem aqueles governantes ao dinheiro???
Só mais um comentário. Apesar do palácio presidencial se ter desmoronado, de imediato as fontes se apressaram a esclarecer: “ O Presidente está a salvo!”.
Claro, como é óbvio, …coitada da população….
LAMENTÁVEL.

Sem comentários:

Enviar um comentário