Ao causar sofrimento a alguém, os homens sentem-se menos culpados que as mulheres, garantem investigadores
Sentir-se culpado ao reconhecer que se fez mal a alguém parece ser diferente entre homens e mulheres.
Os investigadores da Universidade do País Basco (UPV/EHU) apontam para que os homens se sintam "muito pouco" culpados, nesse tipo de situação.
"A nossa hipótese inicial era de que o sentimento de culpa é mais intenso entre mulheres, não apenas adolescentes mas entre mulheres jovens e adultas", afirma Itziar Etxebarria, investigador responsável pelo estudo.
A investigação foi baseada numa amostra com três grupos etários (156 adolescentes, 96 jovens e 108 adultos), igualmente divididos entre mulheres e homens. Foi-lhes perguntado que tipo de situação mais frequentemente os faz sentirem-se culpados.
Ao comparar a intensidade do sentimento de culpa entre os grupos de homens e mulheres, os investigadores concluíram que o resultado era muito mais elevado nas mulheres, nos três grupos etários. "A diferença é particularmente grande no grupo feminino com idades entre os 40 e os 50 anos", explicou o investigador.
"Isto é causado por certas práticas educacionais, que exigem mais das mulheres e que, por vezes, ainda estão em vigor, apesar de se pensar o contrário", explica Etxebarria.
As situações consideradas pelo estudo como origem de sentimento de culpa englobam, sobretudo, momentos em que se reconhece a responsabilidade do sofrimento de alguém, independentemente da causa. O estudo foi publicado na revista Spanish Journal of Psychology.
in http://clix.expresso.pt/sentimento-de-culpa-e-reduzido-nos-homens=f560454
Sem comentários:
Enviar um comentário