Vicky Fernandes
Lança um livro sobre etiqueta, elegância e boas maneiras.
Como não deve deixar comida no prato e ter toques de telemóvel estridentes.
Eis algumas das suas dicas.
Vicky Fernandes é uma figura incontornável quando se fala de etiqueta e elegância. Empresária e organizadora de eventos é presença assídua nas revistas cor-de-rosa. Acaba de lançar o livro Chic em qualquer ocasião, pela Esfera dos Livros. Nele ajuda o leitor ã saber estar, em sociedade, à mesa, num jantar de cerimónia, num funeral ou num casamento. Não faltam dicas sobre a relação com os outros e até desvenda segredos de como vestir com elegância.
Aqui ficam algumas sugestões:
À mesa
A primeira coisa a fazer é certificar-se de que o seu serviço de loiça, copos e faqueiro estão em bom estado de conservação e excelente grau de limpeza. Depois escolha uma toalha bonita, de preferência lisa e numa cor sóbria.
Nunca coloque dois pratos rasos um por cima do outro, mesmo que vai servir um prato de carne e outro de peixe.
Os talheres são colocados na vertical, ao lado do prato, alinhados pela ordem em que vão ser utilizados. Em jantares formais, os talheres de sobremesa, só são colocados na mesa depois de terminado o prato principal. O guardanapo deve ser de pano e colocado do lado esquerdo do prato ou sobre este.
Só se sente à mesa depois da anfitriã tomar o seu lugar. A convidada de honra deve estar à direita do anfitrião e o convidado de honra à direita da anfitriã.
Não esqueça...
Nunca deve palitar os dentes em público. Se houver um vestígio de comida que o esteja a incomodar, vá até à casa de banho e use o fio dental.
O que devo fazer quando encontro uma espinha na comida?
Reaja com naturalidade. Discretamente, retire a espinha da boca com os dedos e coloque-a na borda do prato. O mesmo se aplica, por exemplo, aos caroços das azeitonas.
É feio deixar comida no prato?
O ideal é que os alimentos não sejam desperdiçados, até porque as sobras ou restos são possíveis indicadores do nosso desagrado pelas refeições. Mas também não é bonito ver pratos impecavelmente limpos depois de terminada a refeição.
Quando a sopa está demasiado quente, é recomendável soprar?
Não, de todo. Se estiver demasiado quente aguarde um pouco e consuma-a devagar.
Como chamar o empregado?
Levantando discretamente a mão quando ele olhar na sua direcção. O "pssst" habitual é completamente desaconselhado.
Pode-se pôr os cotovelos em cima da mesa?
Durante a refeição, deve evitar fazê-lo. Sente-se com uma postura erecta, costas bem apoiadas no encosto e os antebraços colocados na mesa. Depois da refeição, quando a conversa se prolonga, já é admissível que descanse ocasionalmente os cotovelos.
E se o jantar for volante, posso encostar-me à parede?
Nem pensar. Procure aliviar a posição, alternando o peso do corpo entre uma perna e outra, se ficar mesmo muito cansada, procure um lugar sentado... mas evite sempre descansar apoiando-se nas paredes ou no mobiliário disponível.
Telemóvel
O grau de dependência que temos deste objecto é tal que temos tendência em usá-lo em qualquer ocasião. Evite fazê-lo. Escolha um toque discreto , fale baixo quando o usa e nunca o coloque em cima da mesa quando vai jantar. "O telemóvel deve permanecer guardado, na carteira das senhoras, na pasta dos senhores, no bolso do casaco.
Aniversário
Roupa de coktail, o que é?
O ideal é que a roupa reflicta a ocasião. Se não houver dress code definido ou homens podem usar fato completo com ou sem gravata, jeans (quanto mais escuros, melhor), camisas desportivas conjugadas com casacos de cabedal ou lenços, sapatos de pele, de pala ou abotinados, botas.
Elas um vestido de corte simples, mas com tecido de boa qualidade, saias pelo joelho, calças com blusas vaporosas ou camisas brancas, carteiras de dimensão pequena e sapatos altos, mas confortáveis.
Casamento
O que vestir
O que vestir é sempre uma grande preocupação quando vamos a um casamento. Acima de tudo, importa respeitar o protocolo.
Se a cerimónia for realizada de manhã ou ao meio-dia, convém optar por cores mais claras e tecidos mais leves. Se for ao final da tarde poderá aumentar a produção visual, mas sem exageros. Cabe à noiva ser o centro das atenções.
As senhoras não podem, em momento algum, esquecer que o branco é um exclusivo da noiva e que o preto integral deve ser evitado a qualquer custo. O uso do chapéu dependa da formalidade da ocasião. Saiba que, no Verão, deve optar por modelos de ráfia ou palhinha enquanto no Inverno deve privilegiar o feltro e as rendas.
Se optarem por usar chapéu só o devem tirar com o pôr-do-sol, mesmo se estiver em recinto fechado.
Importa lembrar...
Os noivos são sempre os primeiros a ser servidos;
Terminada a refeição, é de bom tom que os noivos, bem como os pais, visitas as mesas agradecendo a presença dos convidados;
São sempre os noivos que inauguram o baile;
Os noivos não devem abandonar a festa sem se despedirem dos convidados.
Nascimento
Quando se tem conhecimento de um bebé a primeira coisa a fazer é congratular os pais. Lembre-se que a mãe está cansada, por isso envie um sms ou então telefone ao pai. Se oferecer um presente ao bebé recém-nascido leve também, para os irmãos, se os houver. Faça uma visita breve.
Funerais
A morte de alguém, por muito esperada que seja é sempre um momento de dor. Por isso seja contido, quer nos comentários, quer na duração da visita ou na manifestação dos pêsames.
Não imponha a sua presença nos instantes seguintes ao da notícia da morte. No funeral cumprimente apenas as pessoas que conhece. Apresente as condolências logo à chegada, controle as emoções, não converse dentro da igreja ou locais de passagem, evite rir e mantenha o tom de voz baixo.
Lembre-se que não é obrigatório comparecer vestido de preto, a não ser que seja do círculo mais chegado do defunto. Os homens podem optar apenas por uma gravata negra e às senhoras aconselha-se contenção no que diz respeito aos acessórios.
PUB Cândida Santos Silva (www.expresso.pt)
9:30 Quinta-feira, 5 de Nov de 2009
Conheça o novo canal Life & Style do site Expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário