quinta-feira, 17 de dezembro de 2009





De como Cícero deu origem ao discurso verrinoso




Verrinoso - a palavra só por si remete para verrina e verrina não augura nada de bom(1).



Na verdade, verrinoso e verrina vêm de verris: Caio Licínio Verris. Um cruel, corrupto e violento governador romano da Sicília que acabou por ser acusado, dos crimes de corrupção e abuso de poder, por um dos maiores e eficazes oradores de todos os tempos: Cícero.

Consta que perante a total imunidade com que Verris se apropriava indevidamente das riquezas da Sicília, terá sido pedido a Cícero para liderar a acusação contra o despótico Verris.


O processo ficou famoso e, por entre a lenda e a verdade, conta-se que Cícero preparou cinco discursos de acusação tendo de tal forma arrebatado o tribunal com o primeiro dos discursos que nem foi preciso socorrer-se dos restantes.

Diz-se que perante a eloquência de Cícero, a defesa se terá escusado a responder desistindo de defender Verris.

Foi com o desfecho positivo deste processo que Cícero ganhou fama de maior orador de Roma. Os cinco discursos foram mais tarde publicados e ficaram conhecidos como as verrinas.

Daí o discurso verrinoso que, apesar de hoje remeter para uma oratória de crítica violenta, e nem sempre justa, na origem tinha a justeza dos argumentos de Cícero e as injustiças do verrinoso Verris.
 
(1) NOTA PESSOAL: infelizmente eu conheço  um "cicero" que faz relatórios profissionais e avalia as pessoas, com base na imagem superficial da pessoa e na sua riqueza  material ou de onde vêem....e suas familias...enfim....e ele adora esta época histórica dos "Ciceros"!!!
E os seus discursos também são muito bons..... Por isso a Justiça do País, está tão bem...!
Esperemos que o tempo faça a Justiça devida a quem precisa.
 
 
in - http://doc.jurispro.net/news.php?lng=pt&pg=&id=7
Do programa da Antena 1, Lugares Comuns, de Mafalda Lopes da Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário